O total de 141.460 primeiras doses de imunizantes foi aplicada em pessoas de 40 a 51 anos em 34 horas de trabalho neste final de semana em Manaus informou a Prefeitura de Manaus.
A ação coordenada pela Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas envolveu aproximadamente 4,5 mil pessoas direta e indiretamente.
O mutirão teve 57 pontos descentralizados de atendimento, em todas as zonas da cidade, entre os pontos onde a imunização já acontece, salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e centros comunitários.
Além disso, o Centro de Convenções Vasco Vasques, o Sambódromo e a Arena da Amazônia funcionaram por 34 horas sem parar, das 8h de sábado, 12/6, até as 18h deste domingo, 13/6, horário em que foram encerradas as atividades.
Organização
Os trabalhos começaram às 9h de sábado e seguiram pela madrugada, encerrando na tarde deste domingo 13/06.
Três pontos foram montados para funcionar de forma ininterrupta ao longo da madrugada na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques. Servidores de vários órgãos estiveram a postos por 32 horas, no intuito de aplicar doses no máximo de pessoas da faixa etária de 40 a 51 anos, residentes em Manaus.
A estrutura incluiu postos de triagem, atendimento a pedestres e, no caso do estádio da Arena e Sambódromo, o sistema de vacinação em drive-thru.
A força-tarefa de esperança foi elogiada pela população amazonense.
Maior mobilização do país
O governador Wilson Lima considerou a campanha “Vacina Amazonas” uma das maiores mobilizações do País de prevenção à Covid-19.
“É uma felicidade muito grande ver que a população acredita na vacina, nossa maior arma contra a Covid. E a prova disso é que tivemos uma presença recorde, histórica, com mais de 135 mil pessoas dizendo sim à vacina”, disse o governador.
No encerramento oficial do mutirão de vacinação, na Arena da Amazônia, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, agradeceu ao governo do Estado o repasse das doses para o município, o que permitiu o alcance da ação.
“Ações como essa, recebendo esse quantitativo, a união de todas as secretarias envolvidas e, principalmente, a união de todos os servidores da saúde, que permitiu alcançarmos a marca de mais de 140 mil doses aplicadas em 34 horas. Isso é histórico”, destacou.
Redação com informação das assessorias
Fotos: divulgação
|