Documento sem título






 











7/7 Dia Mundial do Chocolate uns dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros



7/7 Dia Mundial do Chocolate uns dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros

07/07/2021




Por Dulce Maria Rodriguez

 

Um dos alimentos preferidos dos brasileiros é o chocolate, gosto que posiciona o  Brasil como o 5º maior consumidor do chocolate do planeta, e nesta terça-feira 7/7 comemora o Dia Mundial do Chocolate.

 

 

 

 

Uma pesquisa do Ibope apontou que 75% dos brasileiros consomem o produto e que 61% dessas pessoas compram chocolate pelo prazer e satisfação que ele proporciona. Números que explicam o crescimento das vendas no país.

 

 

Produção

 

 De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), em 2019, o país produziu 759 mil toneladas de chocolate (incluindo em pó).  Estima-se que até 2023 a produção ultrapasse a marca de 303 mil toneladas.

 

 

Conforme a associação, o Brasil exportou 28,8 mil toneladas de chocolates, em 2020, e cerca de 49,9 mil toneladas de derivados do cacau no mesmo ano.

 

 

O país busca conquistar mais espaço no mercado de chocolate com alto teor de cacau. A demanda pelo produto é impulsionada pelos países europeus, que consomem cerca de 8 a 10 kg per capita por ano de chocolate com alto teor de cacau, enquanto os brasileiros consomem cerca de 2,6 kg por pessoa por ano. “É uma parcela da população que gosta do sabor do cacau no chocolate, cerca de 70% a 72% de cacau no produto”.

 

 

 

 

Cacau

 

O cacau é a matéria-prima do chocolate. Rico em carboidrato, o chocolate é uma importante fonte de energia, além de ter vitaminas do complexo B e minerais, tais como o magnésio e potássio.

 

 

Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) apontam que o país tem capacidade instalada de processar aproximadamente 275 mil toneladas de cacau.

 

 

 A exportação anual chega a cerca de 50 mil toneladas de derivados para diversos países, como Argentina e Estados Unidos. No ano passado, o volume total de cacau nacional foi de 174.283 toneladas, enquanto a moagem ultrapassou 219 mil toneladas.

 

 

 

 

Chocotours

 

Algumas cidades brasileiras se destacam pela produção industrial ou artesanal da delícia feita a base de cacau. E os brasileiros gostam mesmo do chocolate. Para ajudar os amantes do doce a se deliciarem em destinos pelo Brasil, a Agência de Notícias do Turismo preparou algumas sugestões de Chocotours

 

 

 

Combu (PA)

 

Combu é uma ilha que fica nos arredores de Belém e é famosa por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí.

 

O chocolate do Pará é tão famoso que um dos mais renomados chefs de cozinha, Alex Atala, se rendeu a iguaria e incorporou o doce ao seu menu. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate. A ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

 

 

Ilhéus (BA)

 

A cidade é considerada capital do cacau e destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o doce pronto para consumo. Por lá, o turista pode visitar fazendas do fruto e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

 

Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município.

 

 

Vila Velha (ES)

 

 A fábrica de chocolates da Garoto está localizada em Vila Velha e se tornou atrativo para os amantes do doce. As visitas são chamadas de Chocotours e incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. O visitante acompanha o processo de fabricação do produto e pode degustar alguns bombons.

 

Aproveite que está no município mais antigo do Espírito Santo e visite os históricos Convento de Nossa Senhora da Penha, Sítio Histórico da Prainha, Farol de Santa Luzia, além de outras atrações.

 

 

Campos do Jordão e Caçapava (SP)

 

O turismo do chocolate colocou Campos do Jordão na rota das cidades mais famosas para destinos doces. Além de fábricas, o local tem chocolatarias especializadas em tipos, sabores e derivados do doce como fondue, chocolate quente, geleias, licores e souvenirs.

 

Em Caçapava está a fábrica de chocolates Nestlé com portas abertas para visitação e, claro, degustação dos doces. O tour é realizado com grupos de, no máximo, 46 visitantes e a idade mínima para visitação é de 12 anos.

 

 

 

Gramado e Canela (RS)

 

 Vizinhas, as cidades são a cara do chocolate brasileiro e repletas de minifábricas, lojas e expositores. Gramado é tão chocólatra que tem até um Mundo de Chocolate, único parque temático da América Latina com mais de 200 peças produzidas inteiramente de chocolate e que mais parecem esculturas.

 

A Torre Eiffel de chocolate, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida manualmente.

 

 

 

Fonte: MAPA

Fotos: divulgação

Compartilhe

<p>7/7 Dia Mundial do Chocolate uns dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp