Apesar de Manaus ter próximo a 80% da população com mais de 5 anos de idade com o esquema inicial de duas doses, mais de 1,5 milhão de crianças, adolescentes, adultos e idosos estão em falta com uma ou mais doses da vacina.
Foto: Semsa
O maior número de atrasos é em relação à terceira dose (primeira dose de reforço), que não foi procurada por mais de 700 mil pessoas aptas a avançar na imunização.
400 casos por dia
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho destacou a importância da vacina na redução de casos graves e óbitos por Covid-19, e disse que a atitude de se proteger individualmente tem impacto na proteção coletiva.
Ele ressaltou o aumento recente da média móvel de casos da doença em Manaus, que chegou a 400 casos por dia, e frisou que a vacinação é a principal medida para reduzir a vulnerabilidade do município ao novo coronavírus.
“A vacina não impede que a pessoa contraia o vírus, mas evita, como está comprovado, que os casos se tornem graves, levando a internações em leitos clínicos e de UTI, ou ao óbito”, comentou.
Djalma alertou, mais uma vez, sobre a queda nos níveis de anticorpos com o tempo, razão pela qual as doses de reforço são de extrema importância.
Redação
|