O presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), classificou como "absurdo" o corte de recursos a serem usados no desenvolvimento da vacina contra covid-19 "100% brasileira" anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no mês passado.
Ao sancionar o Orçamento de 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vetou R$ 200 milhões ao projeto. Baleia é de Ribeirão Preto, seu principal colégio eleitoral, onde a vacina seria desenvolvida. Em março, o Palácio do Planalto fez questão de divulgar que a vacina brasileira apoiada pelo governo federal, desenvolvida por cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Pau.
O anúncio foi feito horas depois de o governo de São Paulo informar que pediria aval para iniciar testes clínicos da ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. "ABSURDO.
Não há outra palavra para esse erro do atual governo. Vamos fazer todo esforço possível para derrubar esse veto", escreveu Baleia no Twitter hoje, ao comentar reportagem do Broadcast/Estadão sobre o veto.
|