Os Bois Garantido e Caprichoso pausaram a rivalidade centenária, que fomenta o Festival de Parintins, no interior do Amazonas, e se unem em uma campanha em prol dos Yanomami, indígenas em situação de vulnerabilidade.
Foto: divulgação
Os Bumbás, expoentes do Festival de Parintins e da arte na Amazônia, por muitos anos fazem do palco da arena do bumbódromo um espaço de manifesto pela preservação e respeito pela floresta e por sua gente.
Campanha
“Os Bois de Parintins conclamam seus torcedores e admiradores da arte e da cultura indígena a apoiarem a essa causa. E se comprometem a prestar contas publicamente de todo o valor arrecadado e da destinação dos produtos que serão entregues aos Distritos Sanitários”, destacaram os bumbás.
A doação pode ser no valor a partir de R$ 5.
A campanha de arrecadação está na plataforma APOIA-SE e pode ser acessada pelo link https://apoia.se/yanomami
Visibilidade para a problemática
Em 2019, o líder indígena Yanomami Davi Kopenawa esteve no bumbódromo de Parintins fazendo denúncias sobre o que vinha acontecendo no território Yanomami. Os Bois Garantido e Caprichoso, por meio de alegorias e narrativas, deram mais visibilidade para a problemática e por meio da arte intercederam pela cura da floresta.
“Infelizmente, as problemáticas denunciadas por Kopenawa explodiram assustadoramente colocando em risco a sobrevivência da população Ianomâmi. Diante da situação de doenças que assolam o território Yanomami e sensibilizados diante de tanta dor, os Bois de Parintins unem-se de forma inédita em prol de uma campanha para angariar recursos que possam comprar produtos como redes e mosquiteiros, que ajudarão a diminuir a explosão dos casos de malária dentro do território”, destacaram os bois.
Com informação do ACritica
|