Reajuste salarial, progressão por tempo de serviço e convocações de aprovados em concurso público e em processo seletivo são alguns dos motivos que os educadores da Prefeitura de Manaus, que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed), têm para comemorar, no sábado, 15/10, “Dia do Professor”.
![](/userfiles/image/Dia%20do%20professor.jpeg)
Foto: Semed
Fazem parte da rede municipal de educação mais de 16 mil servidores, destes, 13.791 são professores de sala de aula, que lecionam todos os dias e buscam transformar a vida de mais de 250 mil alunos.
Todos esses benefícios fazem parte do “Plano de Valorização dos Profissionais de Educação”, criado na gestão do prefeito David Almeida, que determina a atualização e o pagamento das Evoluções Funcionais na Carreira dos servidores estatutários Semed.
Por meio deste foi possível organizar a vida funcional de aproximadamente 4.500, servidores que aguardavam pela progressão, que acontece por tempo de serviço ou titularidades, referentes a especializações, pós-graduação, mestrado e doutorado.
A secretária de Educação, Dulce Almeida, que também é professora e servidora da Semed há 17 anos, disse conhecer muito bem a realidade dos professores e, portanto, estará sempre lutando pela classe.
“Não é porque hoje estou como secretária de Educação, que vou esquecer das minhas lutas em sala de aula. Estou aqui exatamente para lutar pelos meus colegas de profissão, sei e conheço muito bem as dificuldades que passamos, por isso não meço esforços para dar sempre o melhor para os professores, o que depender de mim e do prefeito David Almeida, nós teremos sempre motivos para comemorar e a valorização vem pelo reajuste no salário, por um local de trabalho digno, é dessa forma que vamos trabalhar. Feliz Dia do Professor!”, destacou a secretária.
Mais de 2.200 convocados
Outro benefício financeiro adquirido por direito aos professores foi o reajuste do Auxílio Alimentação, que passou de R$ 286 para R$ 321,66, e o reajuste salarial referente à data-base de 12,47%, com isso, a Semed está pagando 40,13%, valor acima do piso nacional vigente dos profissionais da Educação, que é de 33%.
E, para fechar com “chave de ouro” a comemoração pelo Dia do Professor, a Prefeitura de Manaus zerou a lista de cadastro reserva do concurso de 2018. Em dois anos foram convocados 2.274 aprovados.
|