Documento sem título






 











 Deputados derrubam voto impresso e mandam recado a Bolsonaro sobre 2022 



 Deputados derrubam voto impresso e mandam recado a Bolsonaro sobre 2022 

11/08/2021




No dia em que blindados militares desfilaram pela Praça dos Três Poderes, numa ação considerada como pressão do governo contra o Congresso pela aprovação do voto impresso, a Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que modificava o sistema eleitoral.

 

 

Parlamentares de vários partidos protestaram contra o desfile de blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios. Foto: divulgação

 

 

 

Em sessão marcada por discursos em defesa da democracia, a matéria — pivô da crise entre o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do Judiciário — obteve 229 votos favoráveis e 218 contrários, mas, para ser aprovada, precisaria do apoio de pelo menos 308 deputados — o equivalente a três quintos dos 513 parlamentares.

 

 

A derrubada do texto, porém, não deve encerrar a discussão sobre mudanças no processo eleitoral. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado do Planalto, defendeu que os Três Poderes estabeleçam um diálogo sobre possíveis medidas para aprimorar a auditagem dos votos.

 

 

Eleições 2022

 

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem atacado ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) e repetido que não haverá eleições em 2022 sem voto impresso, em flagrante desrespeito à Constituição. Sem apresentar provas, o chefe do Executivo insiste em disseminar a informação falsa de que a urna eletrônica é vulnerável a fraudes e não é auditável

 

 

Em razão das ameaças, ele passou a ser investigado em inquéritos nos dois tribunais.

 

 

A PEC 135/19, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), previa que o voto registrado pelo eleitor na urna eletrônica fosse imprimido em uma urna indevassável, para fins de auditoria. A proposta foi levada para a votação no plenário por decisão de Arthur Lira, mesmo depois de a comissão especial do voto impresso rejeitar, na semana passada, o parecer do relator, Filipe Barros (PSL-PR), favorável ao texto.

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p> Deputados derrubam voto impresso e mandam recado a Bolsonaro sobre 2022</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp