15/10/2025



 

Foto: Danilo Mello / Aleam

 

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta terça-feira (14/10), no plenário Ruy Araújo, os deputados estaduais debateram projetos do Governo Federal voltados à redução da tarifa de energia elétrica, habitação e proteção à mulher, que devem beneficiar diretamente a população amazonense.

 

O deputado Sinésio Campos (PT) destacou as ações do Governo Federal, ressaltando a Medida Provisória (MP) que torna permanente o programa Luz do Povo e a criação de um programa habitacional de crédito voltado à classe média.

 

Uma Medida Provisória sancionada pelo Governo Federal traz de volta o Luz do Povo, que atenderá pessoas no Amazonas com tarifa de energia zero para quem consome até 80 quilowatts-hora. Além dos 60 milhões que terão gratuidade, mais 55 milhões de pessoas receberão descontos na conta de energia”, explicou o parlamentar.

 

Ele destacou também o novo programa habitacional beneficiará mais de 16 milhões de brasileiros.

 

Proteção à mulher

 

A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) destacou a regulamentação da pensão especial destinada aos filhos de mulheres vítimas de feminicídio.

 

Sabemos que os índices de feminicídio em nosso estado são alarmantes. Na semana passada, o presidente da República regulamentou a pensão especial para filhos de mulheres vítimas de feminicídio. Quando esses casos ocorrem, o poder público precisa pensar também nas crianças que ficam. Essa medida complementa leis já em vigor no Amazonas, de minha autoria, como a que garante autonomia financeira às vítimas de violência doméstica”, afirmou a parlamentar.

 

Potencial agropecuário

 

O deputado Cabo Maciel (PL) destacou o potencial agropecuário do município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), localizado na região Sul do Amazonas, reconhecido por sua forte vocação para a pecuária.

 

Estive no Sul de Lábrea, na Gleba João Bento e no Vale do Curuquetê, após três horas de viagem de avião. Reunimo-nos com produtores rurais e pecuaristas, e tudo o que essa população almeja são condições para trabalhar. A pecuária é uma das principais forças da economia do Amazonas. Apenas nos municípios de Lábrea, Boca do Acre e Apuí há mais de 2 milhões de cabeças de gado registradas, com algumas das melhores genéticas do país. Em Humaitá, são abatidas cerca de 400 cabeças de gado por dia”, destacou o parlamentar.

 

 

*Fonte: Aleam

Compartilhe

<p>Deputados destacam projetos do Governo Federal voltados à redução da tarifa de energia, habitação e proteção da mulher</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR