Vitória da esquerda inaugura fase de instabilidade política na França

 
Vitória da esquerda inaugura fase de instabilidade política na França

08/07/2024



A extrema-esquerda venceu as eleições legislativas na França, realizadas em dois turnos e decidida neste domingo (30), mas não conseguiu a maioria absoluta na Assembleia Nacional (parlamento), que é de 289 dos 577 assentos, e com isso a governabilidade no país entra em terreno desconhecido.

 

Foto: Reuters

 

A coalizão Nova Frente Popular (NFP) - formada por legendas de esquerda como a radical França Insubmissa (LFI), liderada por Jean-Luc Mélenchon, e o Partido Socialista - obteve 182 deputados, e candidatos independentes alinhados ideologicamente com essa frente emplacaram outros 13.

 

 

O bloco Juntos, do presidente francês, Emmanuel Macron, que tinha a maior bancada na última legislatura, embora também sem maioria absoluta, conseguiu o segundo lugar, com 168 legisladores.

 

 

Ambas as coalizões ficaram em segundo e terceiro no primeiro turno, realizado em 30 de junho, e nas pesquisas de intenção de voto apareciam atrás do Reagrupamento Nacional (RN), partido de direita nacionalista comandado por Marine Le Pen, que acabou no terceiro lugar, com 143 cadeiras, juntamente com aliados.

 

 

O partido de centro-direita Os Republicanos obteve 45 assentos parlamentares, e outros candidatos independentes de direita somaram 15.

 

 

Com esse mapa político, a Assembleia Nacional ficará extremamente dividida e sem maioria absoluta de 289 deputados, inaugurando uma fase na qual a governabilidade da França está indefinida, especialmente em um país sem tradição de coalizões ou alianças entre campos ideológicos diferentes.

 

 

O poder de nomear um novo primeiro-ministro cabe a Macron, e os principais líderes da NFP, como Mélenchon e o secretário-geral do Partido Socialista, Olivier Faure, já pediram que o cargo fique com alguém dessa coalizão de extrema-esquerda.

 

 

Por sua vez, o atual primeiro-ministro, o macronista Gabriel Attal, já anunciou que nesta segunda-feira (8) apresentará sua renúncia ao presidente.

 

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>Vitória da esquerda inaugura fase de instabilidade política na França</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR