Os uruguaios realizaram no domingo (30) de julho eleições primárias para escolher os candidatos à Presidência que disputarão a eleição de outubro. As pesquisas indicam que a oposição de esquerda está à frente, refletindo preocupações com segurança pública e desigualdade.
Yamandú Orsi, prefeito da segunda maior região do Uruguai, venceu a disputa dentro da oposição de esquerda, superando Carolina Cosse, prefeita de Montevidéu. Álvaro Delgado representará a coalizão de centro-direita do atual governo.
Quem vencer a eleição em outubro, ou possivelmente no segundo turno em novembro, enfrentará desafios como reduzir homicídios, melhorar a rede de segurança social, equilibrar o comércio com a China e manter o crescimento econômico projetado de quase 4% este ano.
A coalizão de centro-esquerda Frente Ampla lidera nas pesquisas, indicando descontentamento com o governo de centro-direita do presidente Luis Lacalle Pou, apesar de sua gestão econômica durante a pandemia e os desafios econômicos decorrentes da guerra na Ucrânia.
O comparecimento às urnas nas primárias foi de 36%, uma mínima histórica, refletindo insatisfação popular. Se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos em outubro, um segundo turno será realizado em novembro.
Com informação da CNN Brasil
|