Foto: Amazonastur
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sediará, pela primeira vez no Brasil, o V Encontro da Rede Latino Americana de Conflitos Ambientais (CoLCA) e o Curso de Ecologia Política, Economia Ecológica e Social Latino Americano. Os eventos serão realizados entre os dias 21 a 25 de outubro, de 8h às 18h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na av. Constantino Nery, 5001, Flores.
Neste ano, o tema do congresso é “Justiça Climática, Transições Socioecológicas e Movimentos Sociais” e contará com a apresentação de conferências, mostras audiovisuais e apresentação de trabalhos envolvendo pesquisadores da América Latina, lideranças de diversos segmentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação. Além disso, o evento contará com atividades visando fortalecer o trabalho acadêmico e o diálogo com as comunidades envolvidas nos conflitos ambientais na América Latina e no mundo.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destaca a importância da participação da universidade no evento. “A oportunidade de sediarmos a quinta edição do Colca surgiu em um momento crucial, tendo em vista as diversas questões ambientais que vivemos no país. A UEA está de portas abertas para as atividades promovidas pelo Encontro”, disse.
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dr.ª Kátia Couceiro, ressaltou as atividades de campo promovidas pelo Colca. “As experiências externas são cruciais para a finalização do evento, será um momento de imersão, de colocar em prática todos os conhecimentos compartilhados, além de discutir sobre soluções socioambientais para o futuro do nosso estado”, afirmou.
O Prof. Dr. Pedro Rapozo, coordenador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia e presidente do congresso, pontuou a relevância do congresso, pois dá a possibilidade de divulgar e de popularizar o conhecimento científico produzido nos estudos ambientais “Sobretudo nas relações de conflito e de violência entre estado, sociedade e entidades privadas. Isso tudo está diretamente ligado às pesquisas, em todo o trabalho que é realizado na América Latina, nos grupos de pesquisa e nos programas de pós-graduação das universidades”, finalizou.
Saiba mais sobre o Colca no site oficial do evento.
*Fonte: UEA
|