A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) prorrogou até o dia 31 de janeiro as inscrições para o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEA), a Universidade Aberta do Brasil (UAB/UEA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA).
A UEA está recebendo inscrições exclusivamente de candidatos residentes em Manaus. Os interessados que moram no interior do estado devem procurar a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), responsável pela captação das inscrições nesses locais. Para a capital, serão disponibilizadas 3.750 vagas iniciais. Após o preenchimento total desse quantitativo, as inscrições serão registradas em cadastro reserva.
Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), a formação será ofertada integralmente na modalidade on-line, em uma colaboração entre o Nead da UEA e o Centro de Educação a Distância da Ufam. O curso terá carga horária de 120 horas, com previsão de início das aulas em março de 2025.
Requisitos para participar
Os interessados em participar do curso devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser professor(a), pedagogo(a) ou gestor(a) da educação básica, com vínculo ativo (efetivo ou temporário) na rede pública de ensino municipal ou estadual do Amazonas;
- Ter habilidades básicas para o uso de computadores;
- Possuir acesso à internet.
Formação para fortalecer a educação inclusiva
A proposta do curso é oferecer aos profissionais da educação básica ferramentas e conhecimentos para promoverem uma educação mais inclusiva e alinhada às relações étnico-raciais e às necessidades das comunidades quilombolas.
Os interessados poderão encontrar mais informações sobre o curso, cronograma e documentação no edital por meio do link abaixo.
Link do edital
|