Foto: Arquivo
Com a missão de incentivar o debate de propostas e fortalecer o papel da academia em defesa da democracia, estudantes do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) tomaram a iniciativa de organizar, junto à gestão superior, o último debate entre os candidatos à prefeitura do município antes das eleições. O encontro entre os candidatos aconteceu na quarta-feira (2/10), no auditório da unidade em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
A garantia de um espaço democrático onde aqueles que buscam ocupar um cargo público possam apresentar ideias é fundamental para eleições livres e justas. Acreditando nisso, a comunidade acadêmica da UEA mobilizou-se para a realização do debate, unindo a iniciativa dos centros acadêmicos ao apoio da gestão superior, direção do Cesp, professores e órgãos externos.
“É uma oportunidade muito importante para que a população possa ter acesso à informação e decidir, com sabedoria, o voto no dia da eleição. Por meio desse debate, a universidade está proporcionando um rico diálogo entre os candidatos e a comunidade externa. A UEA, como uma universidade interiorizada e que cuida do povo, está fortalecendo seu papel no desenvolvimento de nossa região”, é o que afirma o pró-reitor de Interiorização, Prof. Dr. Valber Martins, em nome do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.
Estiveram presentes no debate os seguintes candidatos: Brena Dianná (União), Mateus Assayag (PSD) e Michele Valadares (Novo). Durante o encontro, estudantes puderam produzir perguntas sobre diferentes temas que foram feitas aos participantes.
Segundo a diretora do Cesp/UEA, Prof.ª Dra. Keila Amoedo, em eleições passadas a UEA já havia realizado debates em Parintins e isso motivou os alunos. “Estamos em uma universidade, um lugar onde é muito importante que seja discutida a política. Fico feliz que nossos acadêmicos tenham o senso crítico. Vivemos em uma democracia em que momentos como esse são imprescindíveis e, para isso, contamos com o apoio de outras instituições”, ressaltou.
Diálogo e aprendizado
O discente Messias Viana de Andrade, do 9° período do curso de Ciências Biológicas, atuou como presidente da comissão organizadora do debate. “Montamos a ideia do debate, inicialmente, junto a alunos de diferentes cursos. Abrimos para o público de outras universidades pois acreditamos que, dessa forma, pudemos expandir o diálogo com a comunidade do município. Esse contato entre os cidadãos e os candidatos é fundamental”, finalizou.
Foram convidadas instituições de ensino para que acadêmicos pudessem acompanhar o debate presencialmente e contribuíssem na formulação de perguntas. São elas: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e Unigrande.
A comissão organizadora do debate foi composta por: Prof.ª Dra. Francisca Keila de Freitas Amoedo, Prof. Dr. Francisco Otávio de Miranda Farias, Prof.ª Dra. Alem Silvia Marinho dos Santos, Prof.ª Dra. Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos, Prof. Dr. Clodoaldo de Araújo, Prof. Me. Eliseu Sousa Silva, Prof.ª Me. Marcela Michiles, Prof.ª Me. Tárcia Caires Saad, Messias Viana de Andrade, Vitor Paulo, Fabrine Tavares Guimarães e Breno Arcendinu.
*Fonte: UEA
|