Projeto piloto da maleta de telemedicina port

 
Projeto piloto da maleta de telemedicina port

20/02/2026



 

Foto: Divulgação / UEA

 

Tecnologia, inovação e cuidado com a vida norteiam o novo projeto em fase de implementação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A instituição realizou, nesta sexta-feira (13/2), o teste guiado da maleta de Telemedicina Portátil, com o objetivo de ampliar o acesso à assistência médica especializada em comunidades de difícil acesso. A ação possibilitou o atendimento de um paciente de 44 anos com hipertensão, consultado pela vice-reitora da UEA e médica cardiologista, Prof.ª Dra. Katia Couceiro, no Ambulatório Especializado de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

 

Estamos dando seguimento ao projeto em telemedicina com a maleta hospitalar, esse projeto tão importante para a nossa região. Trata-se de uma iniciativa pensada especialmente para áreas remotas, que possibilita atendimentos em tempo real, com suporte de diferentes especialidades médicas. A partir da universidade, em conjunto com especialistas, conseguimos realizar os diagnósticos”, disse a vice-reitora.

 

A iniciativa, realizada pela UEA, por meio da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da telemedicina como estratégia para ampliar o acesso aos serviços de saúde no Amazonas.

 

De tecnologia 100% espanhola, a maleta de Telemedicina Portátil permite a realização de atendimentos médicos em qualquer local, reunindo recursos que possibilitam consultas completas a distância. Condicionado em uma maleta, o sistema portátil gera e transmite, em tempo real, imagens e informações de diferentes exames clínicos, podendo ser utilizado em hospitais, residências, barcos e outros espaços remotos.

 

Durante o atendimento, um técnico devidamente capacitado é responsável por operar os equipamentos junto ao paciente, enquanto o médico especialista acompanha o procedimento de forma remota e simultânea, garantindo a qualidade e a segurança da assistência prestada. No âmbito acadêmico, o projeto serve como objeto de estudo de uma pesquisa da mestranda Luany da Silva, orientada pela Prof.ª Dra. Giane Zupellari.

 

Exames com padrão hospitalar

 

O teste piloto contou com a presença do Prof. Dr. Manuel Grandal, referência internacional na área de telemedicina e especialista atuante na Espanha. O pesquisador acompanhou todas as etapas do processo, contribuindo com sua experiência técnica e científica para a validação do sistema.

 

Trata-se de um equipamento totalmente autônomo e portátil, cuja única exigência é a conexão com a internet. Com ele, é possível realizar desde um diagnóstico precoce até um diagnóstico definitivo, o que permite iniciar o tratamento de forma mais rápida e segura. Todos os dispositivos presentes na maleta são exatamente os mesmos que encontramos em ambientes hospitalares. A diferença está no formato: compacto, resistente, acondicionado em uma maleta com material impermeável, pensada para operar em qualquer contexto”, afirmou o Dr. Manuel Grandal.

 

A coordenadora da Uddae, Prof.ª Dra. Adriana Taveira, e a coordenadora pedagógica, Prof.ª Dra. Cássia Silva, reforçam a importância de colocar o projeto em prática.

 

A maleta de telemedicina amplia a capacidade diagnóstica em territórios remotos, garantindo precisão clínica, agilidade na tomada de decisão e integração entre profissionais de saúde. Agradeço à gestão superior por todo o apoio na implementação dessa iniciativa”, comentou a Prof.ª Dra. Adriana Taveira.

 

Trata-se de um projeto que fortalece a tomada de decisão clínica ao permitir monitoramento, análise e interpretação de exames a distância, com segurança e respaldo técnico”, completou a Prof.ª Dra. Cássia Silva.

 

Entre os dispositivos que compõem o equipamento móvel estão eletrocardiograma, ultrassonografia, oximetria, tensiômetro, otoscópio, estetoscópio, iriscópio, oroscopia e dermatoscópio, além de outros recursos que ampliam a capacidade diagnóstica. A expectativa da UEA é que, após a fase de testes, o projeto seja expandido para diferentes regiões do estado, fortalecendo a assistência em saúde e aproximando a universidade das comunidades que mais necessitam desse tipo de atendimento.

 

 

*Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

<p>Projeto piloto da maleta de telemedicina portátil da UEA realiza atendimento em Iranduba</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR