A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), promove, nesta quinta-feira, 27/2, a partir das 15h, o tradicional “CarnaIdoso2025”, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Com o tema “Respeito não tem idade: diga não à violência contra o idoso”, a festa carnavalesca tem o objetivo de proporcionar alegria, socialização e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.
Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, a programação contará com apresentações musicais embaladas por marchinhas e sambas clássicos.
Prefeitura abre seleção para bolsistas no Programa de Apoio à Iniciação Científica da Esap Manaus
A Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas e cadastro reserva para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Escola de Saúde Pública (Esap), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), edição 2025/2026. Serão ofertadas cinco bolsas para alunos de cursos de graduação, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em uma das cinco linhas da Esap/Semsa, orientados por servidores do órgão municipal de saúde.
As inscrições para o Paic Esap/Semsa podem ser feitas até o dia 16 de março, com o envio de toda a documentação pelo orientador do candidato à bolsa, via formulário on-line. O edital do programa, com orientações sobre os procedimentos para inscrição e requisitos para candidatos, projetos e orientadores, consta da edição nº 6.010, da quarta-feira, 12/2, do Diário Oficial do Município (DOM), disponível em manaus.am.gov.br/semsa/escola-de-saude-publica/selecoes-publicas.
De acordo com a coordenadora do Paic Esap/Semsa, Priscilla Naiff, o programa oferece aos estudantes de graduação a oportunidade de realizar pesquisas científicas, na área de Ciências da Saúde, nos diversos cenários de prática da secretaria, sob a orientação de servidores mestres ou doutores. “O objetivo principal é despertar e estimular a vocação científica entre estudantes de instituições públicas e privadas de Manaus”, aponta.
Nas três edições prévias do programa, se destacaram trabalhos relacionados às áreas de Saúde da Mulher, Saúde Indígena, Vigilância em Saúde e Saúde Bucal. Ao fim de cada edição, conforme a coordenadora, é realizada a apresentação dos resultados obtidos nos projetos executados na “Jornada Científica Paic”.
“Os trabalhos são ainda apresentados na Mostra de Pesquisa Científica da Semsa, realizada, anualmente, com o objetivo de divulgar pesquisas desenvolvidas no âmbito da pasta a gestores, trabalhadores de saúde e comunidade acadêmica, sendo também aberto à população em geral”, explica.
Priscilla assinala que a implantação do Paic pela Semsa conflui com a necessidade de consolidação das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos servidores da própria secretaria.
“O programa fomenta a pesquisa científica, a criação e o fortalecimento de grupos de estudos como possibilidade de qualificação da gestão, tomada de decisões, operacionalização das ações de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) e das necessidades da população manauense”, ressalta.
O Paic Esap/Semsa é coordenado pela Esap Manaus e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no financiamento das bolsas.
|