No Chip in the Jungle 2025, EST/UEA inicia agenda estratégica voltada ao setor de semicondutores

 
No Chip in the Jungle 2025, EST/UEA inicia agenda estratégica voltada ao setor de semicondutores

27/08/2025



 

Foto: Divulgação / UEA

 

A cerimônia de abertura, realizada no Centro de Convenções do Studio 5, no bairro Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, teve a presença do diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Silva Júnior, e do Prof. Dr. Edgard Luciano, coordenador-geral do congresso. O Chip in the Jungle, que abrange cinco eventos científicos simultâneos, vai até sexta-feira (29/08).

 

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o congresso reforça o investimento da universidade em equipes e projetos preparados para inovações tecnológicas de grande impacto nacional e internacional.

 

“São iniciativas como essa que moldam o que conhecemos como tecnologia no Amazonas. A EST, além de pioneira em diversos avanços, busca sempre se adaptar às novidades do mundo da tecnologia e formar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas. Agradecemos as parcerias com a UFRGS e a SBC, cruciais para todo esse processo.”

 

Para o diretor da EST, o evento marca o início de uma agenda estratégica da UEA para ajudar a posicionar o Amazonas como protagonista no setor de semicondutores, indústria vista pelo governo brasileiro como essencial para reduzir a dependência de importações em meio à chamada ‘guerra dos chips’, travada por China e Estados Unidos.

 

“É primordial que consigamos dominar essa tecnologia dos semicondutores. Considerando a questão geopolítica, nada é mais importante para o Brasil do que trazer essas indústrias para cá. Nós temos todo o interesse em avançar nessa área, por isso, contem conosco como parceiros estratégicos e científicos para se instalarem no Polo Industrial, desenvolver o Amazonas e garantir a nossa soberania nacional”, discursou o diretor.

 

O Prof. Edgard Luciano, que também leciona no curso de Engenharia da Computação da EST/UEA, ressaltou que a expectativa com o Chip in the Jungle – que reúne os principais especialistas em microeletrônica e microtecnologias do Brasil e do mundo – é de abrir caminhos para novas oportunidades acadêmicas e atração de investimentos ao Estado.

 

“Queremos que os fabricantes de semicondutores venham para o Amazonas e que consigamos ter, na UEA, a formação de alunos, futuros engenheiros, nessa área de projetos de circuitos integrados. Isso é muito importante para o Estado, é muito importante para o país”, afirmou o professor e coordenador-geral do evento.

 

O Chip in the Jungle reúne cinco eventos simultâneos: o Microelectronics Technology Symposium (SBMicro 2025); o Integrated Circuits and Systems Design Symposium (SBCCI 2025); o International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers (INSCIT 2025); o Circuits and Systems Design Workshop (WCAS 2025); e o Student Forum (SForum 2025).

 

 

*Fonte: UEA

Compartilhe

<p>No Chip in the Jungle 2025, EST/UEA inicia agenda estratégica voltada ao setor de semicondutores</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR