Fonte: Arquivo
O Museu do Homem do Norte preparou uma programação especial, na sexta-feira (30/08), em homenagem ao “Dia do Folclore”, que foi comemorado no dia 22 de agosto, uma data que resgata as tradições culturais, lendas e mitos que compõem a diversidade do Brasil. Das 9h às 11h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe as apresentações: “Contação de histórias, com contos do bumba-meu-boi” e “Lendas amazônicas”.
O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação conta com a participação de 40 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 da Escola Reforço da Tia Amira. Com faixa etária de 5 a 14 anos, os alunos irão fazer uma imersão no acervo do Museu Homem do Norte, que contém histórias sobre festas, os meios de transporte, religiosidade, os ritos, mitos e as manifestações culturais como um todo. O evento é aberto ao público.
O Museu do Homem do Norte foi criado com o objetivo de reunir as características e particularidades de todos os povos da região norte do Brasil. Aline Santana, diretora do departamento de gestão de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, destaca a importância da participação do público nas programações do museu. Segundo ela, isso torna o aprendizado sobre o folclore brasileiro mais acessível, especialmente para as novas gerações.
“Na próxima sexta-feira, apresentaremos nosso acervo e as características de nossa coleção de maneira teatralizada para as crianças, professores e o público em geral. Essa abordagem facilita a internalização e o aprendizado sobre o material exposto, tornando as atividades mais acessíveis”, salienta a diretora, além de mencionar que neste dia haverá visitas mediadas ao espaço para complementar a experiência.
A professora de reforço Amira Edine, de 45 anos, diz que está organizando esta visita ao Centro Cultural Povos da Amazônia para seus alunos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a cultura folclórica.
“A nossa visitação vai ser referente ao Dia do Folclore, que ocorreu no dia 22 de agosto. No museu, as crianças participarão de várias atividades, como apresentações, contação de histórias e filmes curtos sobre nossa cultura”, destaca Amira.
Segundo ela, a visita é para que os alunos compreendam, de forma prática, o contexto histórico em termos de folclore, incluindo lendas e o boi-bumbá.
“Então, eles vão visitar, observar, tirar suas conclusões e entender a relevância da nossa cultura para a região. O objetivo é que aprendamos mais e enriqueçamos nossa experiência, tanto como pessoas quanto como alunos e professores”, salienta a professora.
Contos do bumba-meu-boi
Nesta atividade, uma monitora cultural vestida com trajes típicos de folclore apresenta a fascinante história do Bumba-meu-Boi e Boi-Bumbá. A monitora compartilhará como essa tradição começou e a lenda que sustenta, proporcionando uma imensa viagem pela cultura folclórica brasileira. A atividade acontece na Sala do Extrativismo, situada no Museu do Homem do Norte.
Exibição de lendas folclóricas
O Cine Silvino Santos irá apresentar uma seleção de contos folclóricos que refletem a diversidade e a riqueza da nossa cultura popular, as lendas serão exibidas através de uma projeção, proporcionando uma experiência única para os participantes. A atividade busca celebrar a rica tradição do folclore brasileiro, promovendo o conhecimento, valorização das lendas e histórias que fazem parte da nossa cultura. Esse cinema é destinado a receber grupos de estudantes, acadêmicos e outros interessados, proporcionando um ambiente para atividades acadêmicas, sociais e empresariais.
Fonte: Secom
|