O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), um dos tipos mais comuns da doença.
A revelação foi feita pelo filho e empresário do artista, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí, e confirmado pelo g1. Os familiares afirmaram que essa será a única comunicação à imprensa sobre o assunto.
Segundo Augusto, os primeiros sinais apareceram neste ano, quando percebeu lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias pelo pai, além de alterações de apetite. O quadro levantou preocupação, levando a consultas médicas e a uma bateria de exames realizados em abril.
A demência por corpos de Lewy é causada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro, afetando funções cognitivas, motoras e comportamentais.
O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, relatou ter se assustado com a piora cognitiva e solicitou novos testes.
Pouco depois, veio a confirmação do quadro de DCL, condição que combina sintomas semelhantes ao Alzheimer e a distúrbios motores associados ao Parkinson, doença que o cantor havia sido diagnosticado anteriormente.
Antes da conclusão médica, pai e filho decidiram realizar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.
Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, mas continuou ativo em participações musicais e foi homenageado em 2025 pela Portela, no carnaval do Rio, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol.
*Fonte: g1 AM
|