
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Manaus divulgou nesta segunda-feira (10) a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, trazendo dados atualizados sobre os casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital amazonense. O relatório, referente à semana epidemiológica 10, que abrange o período de 2 a 8 de março, confirma quatro novos casos de dengue. No mesmo período, não houve registros de zika, chikungunya, oropouche e mayaro.
Os números do informe revelam que, em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) notificou 879 casos de dengue, com 312 confirmações. Para a chikungunya, foram 68 notificações, mas sem novos casos confirmados na última semana, totalizando 13 confirmações no ano. Já o zika vírus teve 16 notificações até o momento, sem confirmações. Não houve notificações recentes de oropouche e mayaro, mas, até a última atualização, cinco casos da febre de Mayaro foram confirmados por critério laboratorial.
O levantamento epidemiológico tem como base os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), ambos do Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte das estratégias da Prefeitura de Manaus para fortalecer a vigilância epidemiológica e o controle das arboviroses na cidade.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza que o informe semanal da Semsa tem o objetivo de nortear as ações de saúde pública voltadas ao combate das arboviroses. No entanto, segundo ela, a colaboração da população é essencial.
"É essencial que todos adotem medidas para eliminar os focos do Aedes e de outros mosquitos transmissores de doenças. Essa é a maneira mais eficaz de mudar o cenário epidemiológico", afirma.
Shádia também destaca o trabalho contínuo das equipes da Semsa na educação em saúde, buscando sensibilizar os moradores da capital sobre a importância da união no combate às arboviroses. Uma das estratégias incentivadas é o "Check List 10 Minutos", que consiste em uma inspeção semanal para eliminar possíveis criadouros do mosquito, ajudando a reduzir os riscos de contaminação.
As edições do informe epidemiológico municipal estão disponíveis para consulta no site da Semsa: www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica.
*Fonte: Semcom
|