FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP
O mais recente informe epidemiológico do Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional de monitoramento de esporotricose, divulgado nesta terça-feira (24/09), revelou que, de janeiro até o momento, Manaus registrou 820 casos confirmados de esporotricose humana, de um total de 857 em todo o estado do Amazonas.
No período, foram notificados 1.202 casos da doença em humanos no estado, com 173 ainda em investigação. Além de Manaus, os municípios de Presidente Figueiredo (25), Barcelos (7), Urucurituba (4) e Careiro (1) também apresentaram registros da infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix.
Em relação aos casos de esporotricose animal, Manaus notificou 2.426 ocorrências, das quais 1.822 foram confirmadas. A maioria dos casos envolve gatos (97,6%), seguidos por cães (2,4%). No mesmo período, foram contabilizadas 726 mortes ou eutanásias de animais infectados.
A esporotricose é transmitida para humanos por meio do contato com vegetais contaminados ou arranhaduras, mordeduras e secreções de animais infectados. O GT, que inclui instituições como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) e a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, orienta que, em caso de suspeita, tanto pessoas quanto animais procurem atendimento médico ou veterinário imediatamente. O informe completo está disponível no site da FVS-RCP.
*Fonte: Secom
|