MP do Amazonas promove palestras em escolas em alusão ao Dia da Consciência Negra

 
MP do Amazonas promove palestras em escolas em alusão ao Dia da Consciência Negra

18/11/2025



 

Foto: Divulgação / MPAM

 

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realiza, ao longo desta semana, uma série de palestras antirracistas em escolas cívico-militares da capital. A ação, que faz parte do projeto “MP nas Escolas”, visa discutir temas como identidade racial, pertencimento territorial, o mito da democracia racial e autoidentificação.

 

As instituições de ensino escolhidas são componentes do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac), iniciativa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O objetivo é promover cidadania, espírito de liderança, civismo e disciplina na rede pública de ensino do Amazonas.

 

Nesta segunda-feira (17/11), a promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Reis, assessora do Gabinete de Assuntos Jurídicos (GAJ) do MP, realizou palestras nas Escolas Estaduais Letício de Campos Dantas, Osmar Pedrosa, Professor Juracy Batista e Belarmino Alves Marreiro. Neste primeiro dia, as palestras foram ministradas para 280 alunos ao todo. O momento contou com dinâmicas e debates, tratando sobre estereótipos e a necessidade de desconstrução desses conceitos e preconceitos na sociedade.

 

Nesta terça (18/11), a programação continua na Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira e nas Escolas Estaduais Professora Hilda Azevedo Tribuzy, Cid Cabral da Silva e Dom Milton Corrêa Pereira. Por fim, na quarta-feira (19/11), serão realizadas palestras nas Escolas Estaduais Professor José Bernardino Lindoso, Professora Ruth Prestes Gonçalves, Desembargador André Vidal de Araújo e Engenheiro Arthur Soares Amorim.

 

De acordo com a promotora de Justiça Karla Cristina, o projeto busca alcançar mais de 500 alunos até o final da programação. “É muito gratificante poder utilizar o Ministério Público como ferramenta de propagação do letramento racial e de debate da construção de uma sociedade antirracista e mais plural e diversa”, comentou.

 

A data

 

A origem do Dia da Consciência Negra no Brasil está na escolha de 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do país, que foi capturado e morto nessa data em 1695. A data foi oficializada nacionalmente pela Lei nº 12.519, de 2011, e se tornou um feriado nacional em 2023, com o objetivo de celebrar a resistência negra contra a escravidão e o racismo.

 

MP nas Escolas

 

Além de debater temas sociais nas instituições de ensino com o intuito de conscientizar a comunidade por meio de palestras, debates e rodas de conversa, a iniciativa busca estreitar os laços entre o MP e a sociedade. O objetivo é fazer com que os estudantes conheçam o trabalho do MP, inspirando-os profissionalmente, além de fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes por meio da divulgação de seus direitos, de forma a prevenir eventuais casos de abuso e violência. Todos os alunos participantes do projeto recebem certificação via Centro de Estudos e Aprfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP.

 

 

*Fonte: MPAM

Compartilhe

<p>MP do Amazonas promove palestras em escolas em alusão ao Dia da Consciência Negra</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR