
Foto: Divulgação / MPAM
Na última semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início, por meio de uma reunião inaugural, ao projeto VitórIA — plataforma de inteligência artificial (IA) desenvolvida para apoiar os membros do órgão. O encontro, realizado na quinta-feira (22/01), foi conduzido pelo Laboratório de Inovação do MP (IMPacta Lab), no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (INDT).
Entre os assuntos abordados, estavam as principais diretrizes do projeto, os objetivos, o motor operacional que a IA rodará, além do financiamento, prazos e cooperação entre MPAM e INDT, por meio de capacitações e treinamentos para o correto uso da plataforma.
Pelo MP, estiveram presentes o coordenador do iMPacta Lab, promotor de Justiça Jefferson Neves de Carvalho, os servidores do laboratório Edinaldo Carvalho e Luísa Valente, o diretor de Tecnologia do MP Eudo Assis e o servidor Almério Almeida. A equipe anfitriã do INDT foi liderada por Mitsuo Takeno, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do instituto; Lívia Araújo, gerente-geral; e Karen Soares, gerente de Projetos.
Integrando modelos de linguagem com busca em bases jurídicas, o VitórIA agiliza o acesso à informação, trazendo suporte à elaboração de peças, à análise de documentos e à tomada de decisões em benefício da sociedade.
*Fonte: MPAM
|