Foto: Reprodução/Twitter
O governo da Grécia emitiu novas ordens de evacuação nas proximidades de Atenas nesta segunda-feira (12) devido ao avanço dos incêndios florestais que ameaçam a capital.
Apesar dos esforços intensos para conter as chamas, o Serviço de Proteção Civil determinou a saída de moradores de mais de 25 cidades e vilarejos, conforme relatado pela agência Reuters. "As forças da Proteção Civil lutaram duramente durante toda a noite, mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o fogo continua sua rápida propagação", declarou o porta-voz dos bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis, à imprensa.
Com o agravamento da situação, o governo grego solicitou ajuda à União Europeia nesta segunda-feira, de acordo com a agência AFP.
Dois hospitais, um pediátrico e outro militar, já foram evacuados, com pacientes sendo transferidos para outros centros médicos durante a madrugada em Penteli, a 15 km ao nordeste de Atenas. Vinte e nove crianças foram levadas para estabelecimentos na capital.
Até o momento, não há relatos de mortes, mas 13 pessoas receberam tratamento por inalação de fumaça, e dois bombeiros foram atendidos por queimaduras, informou Vathrakogiannis.
Mensagens de alerta da Proteção Civil foram enviadas aos moradores da região, instruindo-os a seguir as orientações das autoridades. O Estádio Olímpico OAKA, no norte de Atenas, foi aberto para abrigar milhares de pessoas deslocadas.
Moradores da histórica cidade de Maratona, a 40 km a leste de Atenas, foram evacuados no domingo e levados para a cidade costeira de Nea Makri. "Enfrentamos uma catástrofe de proporções bíblicas. Todo o nosso município está envolvido pelas chamas", afirmou o prefeito Stergios Tsirkas à televisão Skai.
A emissora pública ERT relatou que a frente de fogo já se estende por mais de 30 quilômetros, com algumas chamas atingindo até 25 metros de altura. As autoridades mobilizaram 670 bombeiros, 183 veículos e 32 hidroaviões para combater os incêndios.
A situação é particularmente alarmante este ano devido ao inverno mais quente já registrado e à onda de calor mais precoce da história da Grécia. A meteorologia prevê temperaturas de até 29ºC e rajadas de vento de 50 km/h nesta segunda-feira.
A Grécia, um destino turístico popular no verão, tem sido fortemente afetada pelo calor, que já forçou o fechamento da Acrópole em vários dias durante os períodos de maior temperatura. Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão intensificando a frequência e a gravidade de fenômenos extremos, como as ondas de calor.
*Com informações do G1
|