Foto: Arquivo
O Ministério da Saúde autorizou nesta segunda-feira (11) o repasse de R$ 51.277.664,70 para 37 cidades do Amazonas, além das secretarias de Estado do Acre e do Amazonas. Os recursos serão utilizados para mitigar os impactos da estiagem, dos incêndios e da crise climática que têm afetado fortemente a região. A portaria foi assinada pela ministra Nísia Trindade.
De acordo com a portaria, as cidades e estados beneficiados precisarão comprovar a aplicação dos recursos por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG). O Fundo Nacional de Saúde será responsável por adotar as medidas necessárias para a transferência dos valores. A informação foi divulgada pelo portal R7.
O aumento dos focos de incêndio na Amazônia é alarmante. Em setembro de 2024, a área queimada na região foi quase três vezes maior do que a do mesmo mês em 2023. Segundo dados do Monitor do Fogo, da rede MapBiomas Fogo, o fogo consumiu 5,5 milhões de hectares da Amazônia, sendo metade dessa área de floresta e 30% de pastagens. Em comparação, em setembro de 2023, foram destruídos 1,9 milhão de hectares.
No acumulado do ano, já foram devastados 11,3 milhões de hectares da Amazônia, um aumento de 143% em relação aos primeiros nove meses de 2023. Com isso, a Amazônia foi o bioma mais afetado pelos incêndios no Brasil, representando 52% de toda a área queimada no país, que totalizou 10,6 milhões de hectares no mês de setembro.
*Com informações do R7.
|