O boi Garantido realizou, na noite deste domingo (22), ensaio geral de arena aberto ao público no Bumbódromo, em Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). O boi da Baixa do São José passou as toadas e coreografias já em clima de primeira noite de competição. A arquibancada vermelha, assim como o lado azul da arena, encheram-se de torcedores.
O apresentador, Israel Paulain, detalhou que foi ensaiado um mix das três noites de festival e garantiu que o boi vai entrar na arena para revolucionar.
“Estou muito feliz. Fizemos, na verdade, um mix de noites. E desenvolvemos todo o espaço cênico da arena, um demonstrativo muito positivo das três noites da arena. Agora é a gente concentrar, manter toda a nossa programação, para executar na arena a partir do dia 27. O boi Garantido vai fazer um espetáculo revolucionário, virando a página do festival e sendo um farol de mais uma leva de criatividade. Mais uma vez, inovar e trazer um novo formato de apresentação e espetáculo para ser campeão”, disse Paulain.
O bloco musical teve destaque nesse ensaio. A batucada, com quatro pearas, ganhou força em toadas estratégicas como “O Povo Negro da Amazônia”, cuja coreografia traz elementos de religiões de matriz africana. O casal Pai Francisco e Mãe Catirina, representado por Francisco Tenório e Lara Monteverde, ganha destaque no centro do corpo cênico. A toada “Lamento de Raça”, composição de Emerson Maia, foi entoada por David Assayag. Para o Item 11 – Toada Letra e Música, o levantador deve defender “Olhar de Curumim”.
Gandhi Tabosa, coreógrafo e membro da comissão de arte, coordena três grandes grupos para momentos estratégicos da apresentação.
“Aproveitamos esse ensaio para deixar o elenco mais firme, seguro, principalmente com a questão espacial. Estou coordenando três grandes grupos de Manaus, então, não temos muito contato com a arena, e tanto ontem (21) quanto hoje (22) é para sentir essa segurança. O nosso foco é ser técnico e aproveitar esse espaço”, disse.
Toda a extensa pesquisa de movimentos, com base na mensagem e proposta temática deste ano, faz parte da construção da coreografia de arena do boi Garantido, com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”. “O Garantido tem uma mensagem muito bonita a ser transmitida este ano. Fazemos essa pesquisa com movimentação, com a trilha sonora, para poder entregar ao público um espetáculo”, detalhou o coreógrafo, que coordena 120 bailarinos. “É uma missão”, complementou.
Itens individuais mostraram um pouco das próprias apresentações. Lívia Christina, rainha do folclore, com a toada “Rainha Encarnada”, apresentou o bailado paraense com siriá, dança folclórica com raízes no batuque africano e influências indígenas.
*Fonte: Acrítica
|