Esat/UEA promove encontro acadêmico em celebração ao Dia Mundial da Água

 
Esat/UEA promove encontro acadêmico em celebração ao Dia Mundial da Água

21/03/2025



Foto: Divulgação

 

Em celebração ao Dia Mundial da Água, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) irá promover um encontro acadêmico, com tema “Água e vida: nosso maior patrimônio”, no dia 21 de março, das 16h30 às 19h30, na Esat, localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

 

O evento visa proporcionar uma reflexão sobre os recursos hídricos, destacando a água como tema transversal em diversas áreas do conhecimento, na valorização das performances e na participação da apresentação musical. Essa iniciativa foi proposta pela direção da unidade acadêmica, com o apoio das coordenações do curso de Dança e Turismo, Laboratório de Turismo (Labotur), Centro de Mídias da Esat e Centro Acadêmico de Turismo (Catur).

 

Segundo a diretora da Esat, Prof.ª Ma. Adriane de Felippe, a escola, tradicionalmente, promove ações que fomentam a educação ambiental. “O evento ‘Água e vida: nosso maior patrimônio’ oportunizará à nossa comunidade acadêmica uma reflexão sobre o uso consciente deste recurso natural. A preservação e proteção dos recursos hídricos, bem como das nascentes e das matas ciliares, é fundamental para a biodiversidade”, reforçou.

 

A Prof.ª Dra. Selma Batista, organizadora do encontro, destaca que a atividade proporciona integração da comunidade acadêmica, de forma que “provoque a reflexão sobre a sua prática cotidiana em relação ao uso da água, desperte o olhar sobre a condição com que os recursos hídricos vêm sendo impactados na cidade de Manaus, e promova o engajamento positivo de cada aluno, professor, técnico e demais colaboradores”.

 

Os estudantes podem se inscrever no link abaixo para participar.

 

Link: https://www.even3.com.br/encontro-agua-e-vida-nosso-maior-patrimonio-dia-mundial-da-agua-540280/

 

Performances

 

A programação conta com performances, como a apresentação de fragmentos do espetáculo “De volta à beira”, com a Movère Companhia de Dança, formada por acadêmicos do curso de Dança da UEA e que irão abordar a importância cultural da água a partir das margens dos rios amazônicos, encerrando o evento.

 

Além dessa apresentação, durante a abertura e os intervalos ocorrerá a performance “Corpos d’água”, no jardim e hall de entrada da Esat, sob direção da professora Yara Costa com os acadêmicos do curso de bacharelado em Dança do 5° período. O grupo propõe uma reflexão, por meio dos movimentos, em prol da qualidade da água e a proteção das nascentes, cuja condição da oferta sem a qualidade de seu uso, impactará diretamente na condição do bem-estar humano.

 

Palestras

 

Abrindo a sessão de palestras, Matheus Silveira de Queiroz, egresso do curso de geografia da UEA, atualmente doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), trará o tema “Dinâmica fluvial da bacia hidrográfica amazônica”, onde será abordado os fatores de causa e efeito das mudanças climáticas na dinâmica dos rios amazônicos.

 

O tema “Expedição seca histórica: inovação e consciência ambiental”, com apresentação do acadêmico do turismo da UEA Jonathan Walker Batista Soares, vencedor do 1° Lugar em Ideias e Soluções da 5ª edição do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca, em 2024, abordará sobre a metodologia empreendida para atender aos visitantes e garantir aos comunitários a geração de renda, com as visitas imersivas durante o período de seca extrema nos anos de 2023 e 2024.

 

A professora e geógrafa Selma Batista, com o tema “Cadê o igarapé que estava aqui?”, propõe apresentar um breve panorama dos processos que levaram ao aterro, retificação, canalização e degradação dos cursos d´água em área urbana de Manaus.

 

A palestra “Água e vida: práticas do cotidiano”, proferida pela professora da Esat Sônia Nascimento, integrante do Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária UEA, apresentará uma reflexão sobre a importância do conhecimento quanto ao tempo de decomposição dos resíduos sólidos, para evitar que o homem se torne o agressor e a vítima do ambiente que habita.

 

*Fonte: UEA

Compartilhe

<p>Esat/UEA promove encontro acadêmico em celebração ao Dia Mundial da Água</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR