
Foto: Diego Franca / O Contestador
Se você estava esperando para usar uma versão oficial do Pix Parcelado, terá que aguardar um pouco mais. O Banco Central, que havia prometido a novidade para setembro, informou nesta sexta-feira (3) que a regulamentação só sairá na última semana de outubro.
A ideia do Pix Parcelado é permitir que qualquer pessoa possa dividir o valor de uma compra ou transferência feita por Pix, mesmo que não tenha limite no cartão de crédito. O objetivo do BC com o adiamento é criar regras claras para todos os bancos e instituições financeiras. Com isso, a experiência de usar o serviço será a mesma, não importa qual seja o seu banco.
Em dezembro, o Banco Central dará mais detalhes sobre como tudo vai funcionar na prática, desde a contratação do parcelamento até o pagamento das parcelas. Depois que as regras forem publicadas, as instituições terão um tempo para se adaptar.
Mais segurança: bloqueio de chaves usadas em golpes
Uma boa notícia para a segurança de todos que usam o Pix: a partir deste sábado (4), o Banco Central começará a bloquear as chaves Pix que foram identificadas por instituições financeiras como sendo usadas para aplicar golpes e fraudes.
Segundo o BC, essa é mais uma camada de proteção para fortalecer a segurança do sistema de pagamentos, que já é o mais popular do país. A medida busca dificultar a ação de criminosos e dar mais tranquilidade aos usuários na hora de fazer suas transações.
*Fonte: Com informações da Agência Brasil
|