
Foto: Divulgação / UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) alcançou um novo marco em sua trajetória de fortalecimento da pesquisa científica, após ter dois de seus projetos selecionados em um dos editais mais relevantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para expansão da infraestrutura de pesquisa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O resultado final, divulgado no dia 26 de novembro, trouxe à instituição a confirmação de investimentos que ampliam sua capacidade de atuação e impulsionam iniciativas voltadas a áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Foram confirmados os projetos Gestão dos Recursos Hídricos na Amazônia (Grhama ) e o Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da UEA (CMABio/UEA), que receberão R$ 4.991.416,20 e R$ 4.984.694,97, respectivamente. Os investimentos serão aplicados na implantação e no aprimoramento de estruturas essenciais para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas previstas, além do fortalecimento de redes de pesquisa e da formação de recursos humanos qualificados.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac, destacou a relevância do resultado. “Já havíamos sido aprovados preliminarmente e, agora, com o resultado final, confirma-se o esforço da gestão e de nossos pesquisadores. Esses recursos garantem condições para avançar na execução das propostas e no fortalecimento das equipes envolvidas.”
*Fonte: UEA
|