.jpeg)
Fonte: UEA
A Prof.ª Dra. Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett, docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi umas das vencedoras na categoria Ciências da Vida do programa Para Mulheres na Ciência. A iniciativa promovida pelo grupo L’Oréal, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, foi realizada no dia 4 de dezembro de 2025, e destaca a relevância científica e social do estudo.
Jacqueline Sachett é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública (ProEnsP), do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com ênfase em Dermatologia.
O trabalho examina desafios enfrentados por populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas, incluindo investigações sobre acidentes com animais peçonhentos. A pesquisa aprofunda o uso da luz de baixa intensidade como suporte ao tratamento de danos corporais e à aceleração da recuperação, além de mapear incapacidades físicas e práticas de cuidado relacionadas a envenenamentos. O objetivo central é compreender sequelas de longo prazo e reforçar a necessidade de políticas públicas específicas.
Para Mulheres na Ciência
Completando 20 anos no Brasil, o programa Para Mulheres na Ciência fortalece a representatividade feminina nos campos científicos. A conquista evidencia o compromisso da UEA com pesquisas que promovem avanço social e para um futuro mais sustentável.
*Fonte: UEA
|