Deslizamento na Redenção: Ligacão clandestina de água pode ter causado tragédia   

 
Deslizamento na Redenção: Ligacão clandestina de água pode ter causado tragédia   

20/01/2025



Foto: Divulgação

 

 

Uma ligação clandestina de água é apontada como uma das principais causas do deslizamento de terra que atingiu seis casas no conjunto Hileia, bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, neste domingo, 19 de janeiro. O incidente, que ocorreu em uma área classificada como de alto risco para moradias, deixou cinco vítimas, sendo três pessoas resgatadas com ferimentos e dois mortos.  

 

De acordo com a análise técnica da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a infiltração gerada pelo vazamento na tubulação clandestina sobrecarregou o talude, que já estava vulnerável pela ausência de vegetação e infraestrutura adequada. “Esse foi o principal ponto de contribuição para que ocorresse o colapso desse barranco”, afirmou Gladiston da Silva, secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus.  

 

No local, o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Renato Junior, acompanhou as ações de resgate e destacou o empenho das equipes. “Hoje foi um dia difícil no bairro Redenção. Um deslizamento causado por uma ligação clandestina afetou seis casas construídas em área de risco, deixando cinco vítimas. Seguimos confiando em Deus e atuando firmemente para minimizar os impactos dessa tragédia”, declarou.  

 

Assistência às famílias  

 

Oito famílias afetadas já foram inseridas no programa Auxílio-Aluguel, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Outros benefícios, como cestas básicas, kits de higiene e colchões, também estão sendo distribuídos. “Nossas equipes prontamente realizaram os atendimentos, garantindo que ninguém fique desamparado”, assegurou o secretário Saullo Vianna, da Semasc.  

 

Histórico de riscos  

 

Conforme a Seminf, o conjunto Hileia está entre as áreas de Manaus que enfrentam problemas recorrentes relacionados a moradias em locais inadequados e intervenções irregulares em redes de infraestrutura. "Já sanamos 32 áreas como essa, mas é evidente que ainda há muito trabalho a fazer", ressaltou Renato Junior.  

 

As autoridades alertam para os perigos das construções em encostas e reforçam a importância de evitar ligações clandestinas, que podem trazer sérias consequências tanto para a infraestrutura quanto para a segurança da população.  

 

As equipes seguem mobilizadas no Redenção para concluir as buscas, garantir a segurança da área e prestar todo o suporte necessário às famílias afetadas.

 

*Com informações da Semcom

Compartilhe

<p>Deslizamento na Redenção: Ligacão clandestina de água pode ter causado tragédia  </p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR