Foto: Arquivo pessoal
O coordenador do curso de Engenharia Florestal, Daniel Campos, e o discente João Miguel, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA), participaram, entre os dias 28 a 31 de outubro, do 3° Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal (Encef), realizado na cidade de Belém, no Pará.
O coordenador do curso de Engenharia Florestal da UEA, professor Daniel Campos, ressaltou a importância do evento para debater e realizar parcerias no mercado da Engenharia Florestal. “É de vital importância e necessidade que os cursos de Engenharia Florestal do país se unam e busquem construir uma proposta de formação profissional adequada aos novos desafios do mundo e, nesse cenário, o engenheiro florestal precisa ser um dos protagonistas devido à natureza da profissão. Isso ganha maior relevância quando se trata da Amazônia, que é o campo de trabalho natural do engenheiro florestal formado pela UEA.”
Para o aluno João Miguel, foi uma oportunidade para criar networkings e realizar troca de conhecimentos com acadêmicos de outros estados. “Tive contato com diversos profissionais da área com atuação em diversos ramos. Além disso, pude conhecer alunos de outras cidades e compartilhar conhecimentos regionais que não seriam possíveis se eu não tivesse ido ao evento. Todas as palestras foram interessantes, contendo informações atualizadas tanto sobre o contexto atual da mudança climática quanto no estado em que o curso de engenharia florestal se encontra nesse contexto, sobre suas problemáticas e pontos positivos”, destacou o aluno.
Sobre o evento
O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), em parceria com a Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF/Confea), teve como objetivo conhecer o cenário atual da Engenharia Florestal no Brasil e, também, propor e discutir melhorias e atualizações na formação de engenheiros florestais em todo o país.
*Fonte: UEA
|