Casos de dengue chegam a 205 em Manaus, aponta informe

 
Casos de dengue chegam a 205 em Manaus, aponta informe

19/02/2025



Foto: Divulgação

 

Manaus registrou oito novos casos de dengue e dois de chikungunya na última semana, totalizando, em 2025, 205 e 12 confirmações das doenças, respectivamente. Os dados são do Informe Epidemiológico das Arboviroses, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e divulgado nesta terça-feira, 18 de fevereiro. O levantamento traz informações atualizadas sobre dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital amazonense, referentes à Semana Epidemiológica 7 deste ano.

 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça o chamado à população para adotar medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Calhas bloqueadas, pneus velhos e até um copo descartável caído no quintal podem ser criadouros do mosquito, elevando o risco da doença em sua casa e na comunidade. Então fique atento e siga as verificações do checklist semanal de 10 minutos para manter longe essa ameaça”, orienta.

 

A Semsa mantém ações contínuas de vigilância e controle das arboviroses, incluindo inspeções em domicílios e terrenos baldios. Neste início de ano, a secretaria está promovendo mobilizações semanais nos bairros da zona Oeste, já tendo realizado ações em quatro comunidades. A próxima mobilização ocorrerá no bairro Alvorada, na quinta-feira, 20 de fevereiro.

 

Outra estratégia adotada pela gestão municipal é a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. “Essa população é mais suscetível às formas graves da dengue. A vacina reforça a proteção desse público, reduzindo o risco de infecções, hospitalizações ou até óbitos pela doença”, destaca Shádia. A imunização está disponível em mais de 60 unidades básicas de saúde da capital. Para receber a vacina, os jovens devem comparecer acompanhados de um responsável e apresentar documento de identidade, CPF ou cartão do SUS.

 

Números atualizados

 

O informe da Semsa detalha que, na última semana, foram notificados 46 casos suspeitos de dengue, totalizando 586 notificações em 2025, das quais 116 seguem em investigação. Os casos confirmados da doença somam 205. Em relação à chikungunya, foram notificados dois novos casos, totalizando 12 confirmações no ano, entre 48 suspeitas, sendo que seis seguem em análise.

 

Não há registros confirmados de zika no município. No entanto, três casos suspeitos da doença permanecem sob investigação. Já o vírus mayaro teve um novo caso confirmado por critério laboratorial, somando três ocorrências na capital em 2025. Não há registros de casos de oropouche na cidade até o momento.

 

A Semsa também informa que, até agora, Manaus não registrou óbitos suspeitos ou confirmados por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.

 

Monitoramento contínuo

 

O Informe Epidemiológico das Arboviroses integra as estratégias da Semsa para monitoramento e vigilância epidemiológica das doenças transmitidas por mosquitos na capital. O boletim é publicado semanalmente pelas equipes da Gerência de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, além do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, com base em dados dos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

 

As edições do informe estão disponíveis para consulta no site da Semsa: www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica.

 

*Com informações da Semcom

Compartilhe

<p>Casos de dengue chegam a 205 em Manaus, aponta informe</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR