Amazonas registra mais de 140 casos confirmados de esporotricose em humanos

 
Amazonas registra mais de 140 casos confirmados de esporotricose em humanos

26/02/2025



Foto: Divulgação

 

O Amazonas confirmou 141 casos das 217 notificações de esporotricose humana e 629 das 667 notificações da doença em animais entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro deste ano, conforme aponta o mais recente informe epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O documento foi publicado nesta terça-feira (25/02) e está disponível no site da fundação.

 

Os dados revelam que, dos casos de esporotricose humana notificados, 48 seguem em investigação. Não há registro de óbitos relacionados à doença. A grande maioria dos pacientes confirmados (135) reside em Manaus.

 

Em relação à esporotricose animal, 401 animais estão em tratamento. O informe também aponta que 227 eutanásias ou óbitos foram registrados. Os gatos representam 97,1% dos casos, seguidos pelos cães (2,9%), sendo a maioria (64,4%) do sexo masculino.

 

A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero *Sporothrix*, que vivem naturalmente no solo, cascas de árvores e vegetação em decomposição. A doença pode afetar humanos e animais, sendo transmitida por contato com espinhos, palha ou lascas de madeira contaminadas, além de arranhaduras, mordeduras e secreções de animais infectados.

 

A FVS-RCP orienta que, em caso de suspeita da doença em humanos, a pessoa procure uma unidade de saúde. Para os casos em animais, a recomendação é buscar atendimento veterinário imediato e evitar que cães e gatos circulem sem supervisão para reduzir os riscos de contaminação.

 

*Fonte: Secom

Compartilhe

<p>Amazonas registra mais de 140 casos confirmados de esporotricose em humanos</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR