O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), destacou a importância de colocar o cidadão no centro das discussões sobre mudanças climáticas durante a abertura dos grupos de trabalho do G20, realizada nesta segunda-feira (17/6). Esta é a primeira vez que o evento acontece no Amazonas.
O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Foto: Alex Pazuello/Secom
“Não é possível falar de mitigação climática sem considerar o cidadão”, afirmou o governador.
O G20 ocorre até sexta-feira (21/6) no Centro de Convenções Vasco Vasques, reunindo representantes de 20 países e 11 convidados. Até o dia 19, as reuniões focam na bioeconomia e sustentabilidade, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Nos dias 20 e 21, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática lidera os debates sobre sustentabilidade ambiental.
“A Amazônia está novamente no centro das atenções globais. Esta é uma oportunidade para que os habitantes da região apresentem sua perspectiva”, ressaltou Wilson Lima.
O encontro promove a participação de líderes locais, empresas e organizações, e representa um avanço na descentralização da diplomacia global, buscando soluções mais equitativas e sustentáveis.
Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, destacou a importância de considerar as populações locais: “A floresta preservada traz um benefício global.”
Carina Pimenta, secretária nacional de Bioeconomia, afirmou que o uso sustentável da biodiversidade brasileira e a produção sustentável são centrais nessa estratégia.
A Cúpula de Líderes do G20 no Brasil está marcada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença de líderes dos 19 países membros, da União Africana e da União Europeia.
Com informações da assessoria
|